quarta-feira, 18 de maio de 2016

O QUE TEM A VER A OPERAÇÃO LAVA JATO COM OS 10 MILHÕES DE DESEMPREGADOS NO BRASIL?

Para o brasileiro de mente menos atenta é difícil e até mesmo, impossível, ver alguma correlação entre o desemprego no país e a operação da Polícia Federal de combate a corrupção e lavagem de dinheiro chamada Lava Jato.
Porém, se levarmos em consideração que existe uma simbiose, uma interdependência intrínseca entre os setores da economia não vai ser difícil chegar a esta conclusão.
Ainda mais que, a participação no PIB das 13 maiores empreiteiras brasileiras juntamente com a Petrobras equivalem a 5%, ou, quase R$300.000.000.000,00 e que juntas geram mais de 400 mil empregos diretos, incluindo ai, as empresas dos seus conglomerados e empregos indiretos 1,4 milhões.
Claro que com isso não quero dizer que a prática jurídica adotada pelo juiz Sérgio Moro de " pereat mundus, fiat justitia" - Que o mundo (Brasil) pereça, mas faça-se a justiça - por si só seja a responsável pelo elevado numero de desempregados no Brasil mas que sua bazófia e vaidade pessoal acima do estado brasileiro provocou um efeito dominó na economia isto é um fato inegável devido, exatamente, a interdependência entre os setores da economia.
Só lembrando que a Operação Lava Jato paralisou as obras do PAC da Infraestrutura Nacional, bem como, a construção civil pesada ou não foi a grande responsável por tirar os EUA da devastadora crise econômica de 1929 durante o governo Roosevelt.
Mas dia após dia vemos a grande mídia corporativa selecionados "verdades" e omitidos fatos da população quando dar alguma notícias sobre o superavit primário não informa qual o seu objetivo, que é pagar aos rentistas nacionais e transnacionais e que, de fato, somos ainda uma colonia das grandes metrópoles embora não exportemos mais ouro, pedras preciosas e açúcar para estes grandes centros - hoje " O Quinto" é pago sob a forma de renda líquida enviada para as Coroas europeias e estadunidense.
O Brasil caminhava, embora timidamente, para a sua verdadeira independência, contudo, as alianças politicas desastrosas feitas pelo PT com partidos conservadores para chegar ao poder acabou por abortar este importante projeto.
Com as elites oligarcas de volta ao poder a corrupção e o aparelhamento do estado que tanto acusaram o PT, vai voltar com toda força e tudo escamoteado e camuflado como sempre foi durante os 502 anos da direita no poder.
José Carvalho, Salvador, maio de 2016.